sexta-feira, 4 de maio de 2007

Boas ou más notícias ?

Drogas

Haxixe mais barato em Portugal
Portugal é o país da União Europeia com cannabis mais barata - a uma média de 2,3 euros por grama, longe dos 12 euros da Noruega, ou dos 5 a 10 mencionados na maioria dos Estados-membros
O «Relatório Anual sobre a Evolução do Fenómeno da Droga na Europa», que contém dados de 25 Estados-membros, da Noruega, Bulgária, Roménia e Turquia, inclui pela primeira vez uma análise das tendências entre 1999 e 2004 dos preços de venda de drogas nas ruas europeias. Este último documendo do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) revela que, em regra, a maioria dos países comunicou preços para a resina de cannabis entre cinco e 10 euros/grama, contra os 2,3 euros revelados por Portugal e os 12 pela Noruega.

Em toda a Europa, no período em estudo, os preços da resina de cannabis (haxixe) baixaram 19%, o da cannabis herbácea 12%, da cocaína 22% e da heroína castanha 45%, bem como o das anfetaminas (menos 20%) e do ecstasy (menos 47%).

A agência europeia explica que «os preços das drogas podem ser influenciados por diversos factores, nomeadamente as flutuações da oferta, o grau de pureza, o tipo de produto e as quantidades transaccionadas».

A cannabis continua a ser a droga ilícita mais consumida na União Europeia, Bulgária, Roménia e Noruega, com 65 milhões de adultos (20%) que já experimentaram, seguida da cocaína, com 10 milhões, adianta o documento do OEDT.

Fonte: Visão.pt

Sem comentários: