sábado, 3 de outubro de 2009

Baú Hits - trilha nº 39

Bryan Adams (Kingston, 5 de Novembro de 1959) é um cantor, compositor e fotógrafo canadense.
Filho de pais britânicos, aos dez anos ganhou seu primeiro violão e aos doze comprou a sua primeira guitarra. Aos catorze anos mudou-se para Vancouver e começou a participar de audições como guitarrista. Bryan Adams passou parte da sua infância e adolescência em Portugal, dada a profissão de seu pai, embaixador. Viveu em Birre, perto de Cascais, a cerca de 25 km de Lisboa, o que fez com que aprendesse a Língua Portuguesa. Aos quinze anos abandonou a escola e juntou-se a uma banda como vocalista fazendo digressões pelo Canadá. Em 1977 conheceu Jim Vallance e juntos começaram a escrever canções, não tardando muito para que as suas músicas começassem a ser tocadas por outros. Aos dezoito anos assinou o seu primeiro contracto com a “A&M Canada”. É também amigo de infância do actor Michael J. Fox.
A carreira de Bryan Adams divide-se em duas grandes fases: anos 80 e anos 90. Nos anos 80 sua música era um rock-pop seguindo as tendências da época - essas músicas foram trilhas sonoras de vários filmes e seriados na época, incluindo Miami Vice e Footloose.
Atualmente Bryan divulga seu décimo primeiro álbum , 11 e já esteve no Brasil em turnê com o novo trabalho.
Além de cantor, compositor, produtor, Bryan Adams também é fotógrafo e já lançou três livros de fotografias, quase sempre inspirado em musas canadenses.
Entrou no “Canada Wall of Fame”. Em 1990 foi nomeado “Member of the Order of Canada” e promovido a “officer” em 1998


selecção: CyberRafa

Sem comentários: