sábado, 24 de outubro de 2009

Baú Hits - trilha nº 42


Nelly Kim Furtado (Victoria, Canadá, 2 de Dezembro de 1978) é uma cantora, compositora e actriz luso-canadiana/canadense, filha de emigrantes portugueses, mais propriamente açorianos.
Entre as suas canções mais bem-sucedidas está o seu primeiro single, "I'm Like a Bird" (pelo qual ganhou um Grammy), Say It Right, All Good Things e Give It To Me. Recentemente, lançou o álbum "Mi Plan" em espanhol já contando com um single: "Manos al Aire".
Filha de portugueses dos Açores - Ilha de São Miguel, nomeadamente da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo. Além do inglês ela também fala o português fluentemente. Além de ser canadiana, Nelly possui a nacionalidade portuguesa,sendo os seus pais açorianos, mantendo assim uma relação muito próxima com Portugal. Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.
Em Março de 2007 a prefeitura/Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de Março de 2007 como o "Dia de Nelly Furtado", em homenagem ao sucesso artístico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.
Nelly Furtado promete novos álbuns para este ano de 2009, e já fez saber que será um cantado em português e um cantado em espanhol. E um site espanhol divulgou uma noticia de que em 2010 sairá um álbum em inglês. O nome do novo álbum da Nelly Furtado para esse ano é "Mi Plan" e será lançado no dia 29 de Setembro desse ano.
O nome do primeiro single já foi divulgado e será "Manos Al Aire". E vai ser lançada nas rádios no dia 30 de Junho.


selecção: CyberRafa

Sem comentários: