Beyoncé Giselle Knowles
(
Houston, 4 de setembro de 1981) é uma cantora, dançarina, compositora, arranjadora vocal, produtora e atriz estadunidense.
Cantora desde a infância, Beyoncé chegou à fama no ano de 1997 como vocalista do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos no mundo inteiro e mais de 25 milhões de discos, lançados em sua carreira solo.
Em sua carreira, Beyoncé já ganhou dez Grammys (sete em carreira solo e três com o Destiny's Child). Também já atuou em vários filmes, e foi indicada ao Globo de Ouro na categoria "Melhor atriz de musical ou comédia", pela sua atuação no filme Dreamgirls.
Em junho de 2003, lançou seu primeiro álbum solo, Dangerously in Love, que se tornou um dos álbuns comercialmente mais bem sucedidos daquele ano, recebendo várias críticas positivas e ganhando cinco Grammys Awards em 2004. Desse álbum, foram extraídos singles como "Crazy in Love" e "Baby Boy". Em 2006, lançou o seu segundo álbum solo B'Day, que estreou em primeiro lugar nas paradas da Billboard e lançou "Déjà Vu" e "Irreplaceable" — esse mesmo álbum teve uma nova versão lançada em 2007 chamada B'Day Deluxe Edition que incluía faixas adicionais como "Beautiful Liar" (com a cantora colombiana Shakira), "Get Me Bodied" e "Upgrade U". Os singles "If I Were a Boy", "Single Ladies (Put A Ring On It)", "Diva" e "Halo", são do seu terceiro álbum solo I Am... Sasha Fierce, lançado em novembro de 2008. No Brasil, o álbum já vendeu mais de 180 mil cópias e já foi certificado como Disco Triplo de Platina.
Em 2009, lançou uma nova versão do seu terceiro álbum intitulada I Am... Sasha Platinum Edition. Ela também lançou um CD/DVD de remixes e vídeos chamado Above and Beyoncé - Video Collection & Dance Mixes, em que o CD contém todos os singles do álbum I Am... Sasha Fierce em versão remix e o DVD contém todos os videoclipes do álbum I Am... Sasha Fierce. Ainda no mesmo ano Beyoncé fez parcerias musicais com as cantoras Alicia Keys na música "Put It In A Love Song" do álbum The Element of Freedom e com Lady Gaga nas músicas "Video Phone (Remix)" e "Telephone" do álbum The Fame Monster.



selecção: CyberRafa