Lady Gaga (nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, (Nova Iorque, 28 de março de 1986) é uma cantora de dance-pop e eletrônica dos Estados Unidos, vencedora de dois Grammy Awards. Depois de ter sido contratada e logo despedida da Def Jam Records aos 19 anos de idade, começou a se apresentar no cenário musical de rock no sudeste da cidade de Nova Iorque. Durante este período, trabalhava para a gravadora Interscope Records como compositora para artistas conhecidos, incluindo Akon, que, depois de ouvir Gaga cantar, convenceu o presidente da Interscope Jimmy Iovine a contratá-la para um acordo musical entre a gravadora e a de Akon Kon Live. Seu álbum de estreia The Fame foi lançado em agosto de 2008 contando com um grande êxito comercial e crítico. Em adição por receber várias críticas positivas, o álbum chegou ao primeiro lugar de vendas em quatro países, além de nos Estados Unidos pela parada da Billboard "Top Electronic Albums". Os dois primeiros singles do álbum, "Just Dance" e "Poker Face", se tornaram grandes sucessos internacionais, sendo que o primeiro foi indicado na categoria "Melhor Canção Dançante" no 51º Grammy Awards. Em 2009, depois de abrir turnês de grupos como New Kids on the Block e Pussycat Dolls, embarcou na sua própria, a The Fame Ball Tour. Ainda, conseguiu vender mais de 20 milhões de singles digitais e 8 milhões de álbuns mundialmente, o que fez dela um dos artistas que mais vendeu em 2009. Em 2010 atingiu a marca de 10 milhões. Lady Gaga passou a ser reconhecida mundialmente pelo sucesso dos seus singles "Just Dance", "Poker Face" e "Bad Romance".
Musicalmente, Gaga é inspirada por cantores e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, e por cantores de pop dos anos 80 como Cher, Cyndi Lauper, Madonna e Michael Jackson. Ela também é inspirada por moda, o que ela diz ser essencial para suas composições e apresentações, e apoia a comunidade gay ao creditá-los por seu sucesso inicial.
A lista de prêmios de Lady GaGa, consiste em 68 prêmios vencidos de 152 indicações totais. Foi considerada pelo The Times "O Futuro do Pop". Seu single de estréia "Just Dance", com participação de Colby O'Donis, fez muito sucesso, conseguindo o topo dos charts em vários países mundialmente incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Holanda. A música foi indicada para o Grammy de melhor gravação dance no 51º Annual Grammy Awards. Este foi seguido pelo segundo single "Poker Face". O single conseguiu o topo dos charts em mais de 20 países mundialmente incluindo os Estados Unidos.


selecção: CyberRafa

Comments (1)

On sábado, abril 24, 2010 11:57:00 da manhã , gui.tattoo disse...

Apesar de não ser um Hit do Baú, na verdadeira essência de palavra, até porque este tema ainda não tem pó nem nada... é sem dúvida um grande tema e vai com certeza ser um grande Hit de qualquer Baú lá para 2035.
;)