sábado, 4 de abril de 2009

Baú Hits - trilha nº 18

E porque (amanhã) dia 5 de Abril faz 15 anos que morreu...

Kurt Donald Cobain
(Aberdeen, 20 de Fevereiro de 1967Seattle, 5 de Abril de 1994) foi um músico norte-americano, mais conhecido por ter sido o guitarrista, vocalista e compositor da banda Nirvana, dos arredores de Seattle, Washington. É tido como um dos maiores artistas da década de 90.[1]
Cobain formou o Nirvana juntamente com o baixista e amigo Krist Novoselic em 1987. Em dois anos, a banda fixou-se como um dos principais grupos do cenário local. Em 1991, a chegada da música "Smells Like Teen Spirit" marcou o início de uma dramática e eletrizante mudança no mundo do rock & roll, que afastou dos holofotes os estilos glam metal, arena rock e dance-pop para dar lugar a um estilo de rock mais sujo, pesado, originando o som denominado grunge e ao rock alternativo. A indústria da música considerou a canção como "hino de uma geração inteira" e, com isso, Cobain ganhou o título de "porta-voz" da denominada Geração X.
Kurt viveu uma vida marcada pela depressão, desgastes emocionais e vícios em drogas. Os últimos anos de sua vida foram castigados pela dependência exagerada de heroína, pela forte pressão exercida pela mídia e por sua conturbada relação com a esposa Courtney Love. No dia 5 de abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle.


selecção: CyberRafa

3 comentários:

Feather disse...

Xiii, o que te foste lembrar...

Eu adorava-os, como 90% dos teens da minha geração

Ele sem dúvida marcou um estilo de música e uma geração.

O que é que achas que lhe aconteceu? suicidou-se mesmo ou foi morto pela courtney? fica a pergunta no ar...

Dolcenino disse...

Existe alguem que nao comecou a tocar guitarra com esta música??? eu ca so aprendi esta mesmo heheheh

gui.tattoo disse...

Quem gosta de Nirvana, com certeza gosta desta música, mais que a maior parte das outras... é um hino do grunge...

@ChocolatecomPimenta: eu acredito na teoria de suicídio, mas não ponho de parte um acto mais tresloucado da Courtney... Não vi, não posso afirmar uma coisa nem outra, mas que está morto está e isso ninguém duvida.
Valha-nos o excelente espólio musical que nos deixou para curtir.